Menu


Feira de Santana sedia 3º congresso de rádios comunitárias da Bahia

04 SET 2017
04 de Setembro de 2017

Evento reuniu 208 pessoas de 75 municípios nos dois dias do encontro (Foto: Meiryelle Souza)

Feira de Santana sediou o 3º Congresso Estadual da Associação Brasileira de Radiodifusão Comunitária (Abraço-BA). O evento, que reuniu 208 pessoas de 75 municípios, teve início na noite desta sexta-feira (1º) e seguiu até este sábado (2), no espaço de eventos do Kilogrill.

“Nossa principal conquista neste encontro é o fortalecimento da instituição. Reunimos aqui diversas rádios e estamos formalizando neste encontro um grupo que irá a Brasília para uma audiência pública no Senado, com o objetivo de discutir a mudança da lei referente ao repasse feito pelas rádios comunitárias ao Ecad [Escritório Central de Arrecadação e Distribuição] por direitos autorais, já que pagamos como se fôssemos uma rádio comercial. Isso precisa mudar”, disse Jairo Bispo, presidente da Abraço.

Jairo Bispo, presidente da Abraço (Foto: Meiryelle Souza)

A audiência pública ocorrerá no próximo dia 28. De acordo com Jairo, 40 pessoas dentre os participantes deste 3º Congresso Estadual da Abraço participarão da audiência em Brasília.

As discussões deste 3º Congresso também contaram com a colaboração de representantes do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTI) e da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

Ramesses Oliveira, radialista e coordenador da rádio comunitária Ponta Aguda FM, no município de Itatim, participou do congresso pela primeira vez. Ele ressalta, no entanto, que este foi o encontro mais importante. “Acredito que este é o primeiro congresso que, efetivamente, esteja surtindo efeito para as emissoras. Temos aqui a participação da Anatel, do MCTI, do Tribunal de Contas dos Municípios e acredito que teremos boa colheita futuramente”. De acordo com o radialista, a rádio Ponta Aguda FM alcança 15 mil pessoas diariamente.

Ramesses Oliveira, radialista e coordenador da rádio comunitária Ponta Aguda FM, no município de Itatim (Foto: Meiryelle Souza)

O encontro também elegeu a nova direção da Abraço-BA para o triênio 2018- 2020. Jairo Bispo permanece como presidente da entidade.

Voltar


Tenha você também a sua rádio